AÇÚCAR, CARNE E LARANJA: CONHEÇA O AGRO DE SÃO PAULO QUE ALIMENTA O MUNDO

Governo de São Paulo apresenta durante a Agrishow, a partir de segunda (27), principais programas e ações para fortalecer o setor Agência SP O Estado de São Paulo participa a partir desta segunda-feira (27) da Agrishow, maior feira do setor agrícola nacional, mostrando força mundial no fornecimento de alimentos e outros produtos. O agro paulista é responsável por 80% dos sucos brasileiros enviados para outros países, além de 65,3% dos produtos sucroalcooleiro, com o álcool e o açúcar. O Estado se destaca ainda na produção de produtos alimentícios (69%) como rações animais e óleos vegetais. No primeiro trimestre do ano, a movimentação financeira das exportações foi de mais de US$ 6 bilhões. Os dados são do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA). O Governo de São Paulo apoia o setor com programas como o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), o maior seguro rural do país, além do investimento em pesquisas tecnológicas para expansão do setor. A Secretaria de Agricultura prepara uma série de anúncios para a Agrishow, com fortalecimento das ações. Os principais produtos exportados por SP Um a cada quatro produtos agrícolas exportados pelo estado de São Paulo pertencem ao complexo sucroalcooleiro, totalizando US$ 1,5 bilhão nos três primeiros meses do ano. Deste total, o açúcar representou 95,3% e o álcool etílico, etanol, 4,7%. Nesse caso, países da Ásia e Oriente Médio surgem como os principais destinos do açúcar paulista. O setor de carnes veio logo em seguida, com 16,1% das exportações do agronegócio paulista, totalizando US$ 972 milhões. A carne bovina representa 81,7% do total e tem a China e os Estados Unidos como principais destinos. Produtos florestais representaram 13,9% do volume exportado, com US$ 837 milhões, sendo 66,2% de celulose e 28,3% de papel. A China também se destaca como grande importadora de produtos florestais, fibras têxteis e itens do complexo da soja.  Sucos responderam por 8,9% de participação, somando US$ 534 milhões, dos quais 97,2% são referentes ao suco de laranja. União Europeia e Estados Unidos fecham o time dos quatro maiores importadores de produtos do agro paulista. Produtos por região O estado de São Paulo conta com atividades agropecuárias diversas de acordo com as regiões. Confira os principais produtos com base no valor de produção agropecuária calculado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA): CARNE BOVINA: Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto CANA DE AÇÚCAR: Araçatuba, Barretos, Sorocaba LARANJA PARA INDÚSTRIA: Bauru, Central ALFACE: São Paulo BANANA: Santos BATATA: Itapeva CAFÉ: Franca CARNE DE FRANGO: Campinas OVOS: Marília LEITE: São José dos Campos

Compartilhar:

LENDA DO BASQUETE BRASILEIRO MORREU NO DIA DE HOJE

Oscar Schmidt morreu na tarde desta sexta-feira, dia 17 de abril, com 68 anos, a causa da morte ainda não foi divulgada, mas ele já vinha com um tratamento contra o câncer desde o ano de 2011. Oscar colocou o nome do Brasil no mundo do basquete, maior cestinha do basquete mundial, bem humorado e com muito talento, ficou muito conhecido pelo apelido de mão santa, Oscar foi exemplo para muitos em todo o mundo. Encontrado desmaiado na sua casa em Alphaville, foi levado para o hospital da cidade de Santana de Parnaíba. Segundo a nota oficial divulgada pela família do atleta, a cerimonia será reservada para familiares e poucos amigos. Oscar deixa uma filha e um filho.

Compartilhar:

POLÍCIA DE SP PRENDE MULHER POR DISSEMINAR CONTEÚDO DE ÓDIO E VIOLÊNCIA EM PLATAFORMAS DIGITAIS

Investigação teve início no Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) de SP Agência SP A Polícia Civil de São Paulo prendeu uma mulher de 22 anos investigada por disseminar conteúdo de ódio e incentivar a prática de violência por meio de redes sociais e plataformas digitais. A prisão temporária foi cumprida no domingo (12), no estado do Maranhão, com apoio da Polícia Civil local. A investigação teve início a partir de informações recebidas pelo Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), que identificou interações entre a suspeita e um jovem de 18 anos antes de um episódio recente de violência registrado no interior do estado. As análises apontaram que a mulher teria incentivado condutas violentas e demonstrado interesse em práticas semelhantes. O trabalho contou com apoio da agência norte-americana Homeland Security Investigations (HSI), que identificou interações suspeitas em ambiente digital e repassou as informações às autoridades brasileiras. Com base nos elementos reunidos, a Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Mogi das Cruzes representou à Justiça pela prisão temporária e por mandado de busca e apreensão. Os pedidos foram deferidos pela Vara das Garantias do município. A decisão considerou a existência de fortes indícios de autoria e a necessidade das medidas para o avanço das investigações. LEIA TAMBÉM: ‘Seja o algoritmo na vida do seu filho’, alerta delegada de núcleo da Polícia de SP que já salvou 365 vítimas O mandado de prisão tem prazo de 30 dias e foi expedido com base em crimes graves previstos na legislação penal brasileira. Como a prisão foi cumprida no Maranhão, a investigada deve permanecer inicialmente em unidade prisional daquele estado, à disposição da Justiça. O jovem de 18 anos permanece preso, após ter sido detido em flagrante pela Polícia Militar em ocorrência anterior e ter a prisão convertida em preventiva. Também foi autorizada a apreensão de dispositivos eletrônicos e o acesso aos dados armazenados, como mensagens e arquivos digitais, para aprofundamento da apuração. As investigações seguem em andamento para esclarecer todas as circunstâncias do caso e identificar eventuais conexões com outros envolvidos. Conheça o núcleo que investiga crimes digitais em São Paulo O Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), da Polícia Civil de São Paulo, é uma iniciativa pioneira no Brasil. Seu objetivo principal é combater a violência digital, com foco na prevenção de crimes como estupros virtuais e pornografia infantil. A unidade promove a atuação integrada entre policiais civis, militares e peritos especializados no monitoramento de redes. A estrutura utiliza “observadores digitais”. São policiais infiltrados em comunidades online que atuam de forma contínua para identificar crimes, mapear redes criminosas e localizar vítimas. As informações obtidas são consolidadas em relatórios de inteligência. Esses documentos subsidiam inquéritos policiais e fundamentam pedidos judiciais, como mandados de busca, prisões ou internações. Além de investigar, o Noad atua na prevenção. A unidade aciona outros setores policiais diante de crimes iminentes. Nesses casos, a prioridade absoluta é o resgate das vítimas e a responsabilização dos envolvidos.

Compartilhar:

“SEJA O ALGORITMO NA VIDA DO SEU FILHO”, ALERTA DELEGADA DE NÚCLEO DA POLÍCIA DE SP QUE JÁ SALVOU 365 VÍTIMAS

Governo de SP foi pioneiro na criação, em 2024, do Núcleo de Observação e Análise Digital, responsável por monitorar redes sociais para identificar e prender suspeitos e prevenir crimes Agência SP Especializado em monitorar as redes sociais e combater crimes envolvendo crianças, adolescentes e animais, o Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), da Polícia Civil de São Paulo, já salvou 365 vítimas e mais de mil animais. A afirmação é da delegada e coordenadora do Núcleo, Lisandrea Colabuono, entrevistada pelo SP Pod, o podcast da Agência SP, cuja estreia ocorreu nesta quarta-feira (1).  O Noad é uma iniciativa do Governo de São Paulo e tem atuação pioneira no monitoramento de redes sociais, além de rastrear e impedir crimes no ambiente digital. Com isso, mais do que apoiar na investigação, o Núcleo previne crimes como estupros virtuais e a comercialização de pornografia infantil. Em fevereiro deste ano, por exemplo, o trabalho do Noad permitiu à Polícia Civil impedir um possível ataque na Avenida Paulista, articulado no ambiente digital. A delegada conta que a criação do núcleo ocorreu em 2024 após os ataques em escolas pela necessidade de compreender como as redes sociais estavam sendo utilizadas para cometer crimes. “Não tínhamos dados, precisávamos saber o motivo, traçar um perfil criminal dos responsáveis pelos ataques”, disse. Hoje, o núcleo se concentra em evitar ataques. “O foco do nosso trabalho são as vítimas, em sua maioria crianças. A gente não dorme para salvar vidas”, disse Lisandrea. O trabalho do Núcleo, explica a delegada, é monitorar as ‘chans’, comunidades anônimas da deepweb que agregam pessoas com os mesmos interesses, e as chamadas “panelinhas” nas redes sociais, plataformas preferidas pelos responsáveis por esse tipo de crime. “Muitos são adolescentes que buscam pertencimento e que de certa forma têm dificuldade de interação social. As vítimas, em sua maioria, são meninas, de 6 a 14 anos”, explicou a delegada. No podcast, Lisandrea chama a atenção para a falta de motivação específica dos agressores e a banalização da violência.  “Não há motivação financeira. Na verdade, por vezes ali é a violência pela violência, apenas para ficar conhecido entre seus pares nos grupos”, afirma. Outro detalhe importante é o horário das agressões, geralmente de madrugada, horário em que os pais estão dormindo e as crianças usam a internet sem vigilância.  “Já houve casos de ligarmos para os pais que estavam dormindo enquanto seu filho estava sendo submetido a mutilações”. disse. Por isso, segundo a delegada, o Noad faz um trabalho intenso de monitoramento entre 22h e 5h. A delegada chamou a atenção para a necessidade de os pais interagirem e monitorarem os filhos nas redes com extrema atenção. “Conheçam seus filhos mais do que qualquer algoritmo. Hoje, o algoritmo sabe exatamente o que o filho de cada um de nós quer nas redes. Ele identifica em 3 segundos e começa a passar”, alerta a delegada, que ainda acrescenta: “Seja o algoritmo na vida do seu filho. Não deixe que uma rede social o conheça melhor que você”. Monitoramento de plataformas digitais A coordenadora do Noad disse que um dos maiores problemas enfrentados pela polícia em crimes virtuais é a falta de colaboração de algumas plataformas. Em fevereiro, o Noad entregou ao Ministério Público um relatório que aponta falhas de moderação em plataformas digitais que permitem crimes contra crianças e adolescentes. “A moderação das plataformas é absolutamente necessária. Tivemos um caso, por exemplo, de uma adolescente se mutilando e nós acionamos a plataforma para que derrubasse o servidor e preservasse os dados para investigarmos. Eles [a plataforma] não consideraram o caso urgente nem violento”, disse. Lisandrea afirma que é necessário vislumbrar um cenário em que a plataforma consiga monitorar que o crime está ocorrendo, “porque eles têm a tecnologia para isso”, e acione imediatamente a força de segurança. “Hoje sabemos, por exemplo, que as plataformas preferidas dos criminosos são aquelas que possuem pouca moderação”, enfatizou. Noad O Estado de São Paulo foi precursor na criação do Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) e na identificação de falhas de moderação nas plataformas. Um exemplo recente de atuação decisiva do Noad, que hoje é uma referência nacional em combate a crimes virtuais, ocorreu em março deste ano, quando a Polícia de SP liderou a investigação que culminou na prisão de um suspeito de matar e maltratar mais de cem animais durante transmissões ao vivo em uma plataforma digital. A prisão foi cumprida em Fortaleza, no Ceará, com apoio da Polícia Civil local.

Compartilhar:

OPERAÇÃO SEMANA SANTA: PRF EM SÃO PAULO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DE VELOCIDADE E ALCOOLEMIA NAS RODOVIAS FEDERAIS

As ações visam coibir os principais fatores de risco para sinistros durante o feriado prolongado Assessoria de Comunicação da PRF A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em São Paulo inicia, nesta quinta-feira (02), a Operação Semana Santa, que se estenderá até domingo (05). Nas rodovias federais paulistas, as equipes irão intensificar a fiscalização e as ações de prevenção a acidentes de trânsito durante os deslocamentos de ida e volta do feriado. Neste ano, o foco da operação no estado é a fiscalização do excesso de velocidade e o combate à embriaguez ao volante, condutas que representam elevado risco e comprometem a segurança dos usuários das rodovias. As ações serão direcionadas para coibir comportamentos imprudentes e reforçar o cumprimento das normas de trânsito. O excesso de velocidade reduz o tempo de reação do condutor e aumenta a gravidade dos sinistros, enquanto a ingestão de álcool compromete a capacidade de direção e eleva significativamente o risco de ocorrências. Por isso, a PRF reforça a importância do respeito à legislação e da adoção de comportamentos responsáveis ao volante. A atuação da PRF na Operação Semana Santa é fundamental para reduzir a violência no trânsito e preservar vidas. Com reforço na fiscalização e ações educativas, a instituição busca conscientizar condutores e ampliar a segurança viária, especialmente em períodos de maior fluxo nas rodovias federais.

Compartilhar:

SÃO PAULO INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NESTE SÁBADO (28)

Dia D acontece nas UBSs de todo o estado para imunizar grupos prioritários Agência SP Com 5.801 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza e 401 óbitos registrados no estado, o Governo de São Paulo (SES-SP) inicia neste sábado (28) a campanha de vacinação contra a gripe e reforça o chamado para a imunização dos grupos prioritários. O Dia D será realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 645 municípios paulistas. Nesta primeira etapa, a vacina está disponível para idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes. A campanha segue até 30 de maio, com a meta de vacinar ao menos 90% do público-alvo, estimado em 18,8 milhões de pessoas. Para isso, o estado já recebeu cerca de 3 milhões de doses, que foram distribuídas para toda a rede. A vacinação é a principal forma de prevenção contra a influenza e ajuda a reduzir casos graves, internações e mortes, especialmente no período de maior circulação de vírus respiratórios. O público prioritário deve procurar a unidade de saúde mais próxima para se imunizar. “Já temos casos graves e óbitos registrados no estado, e a vacinação é a principal medida para evitar o agravamento da doença. Por isso, é fundamental que o público prioritário compareça às UBSs e se imunize”, destaca Regiane de Paula, coordenadora de Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES-SP. Confira a lista completa dos grupos prioritários de vacinação: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade Profissionais de saúde Gestantes Puérperas Professores do ensino básico e superior Povos indígenas Quilombolas Trabalhadores da saúde Idosos com 60 anos ou mais de idade Pessoas em situação de rua Profissionais das forças de segurança e salvamento Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais Pessoas com deficiência permanente Caminhoneiros Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso Trabalhadores dos correios Trabalhadores portuários População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas Tem alguma dúvida sobre a vacinação? O Governo de São Paulo criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br

Compartilhar:

OPERAÇÃO KHONSHU NA RÉGIS BITTENCOURT REFORÇA SEGURANÇA NO TRANSPORTE DE CARGAS

Núcleo de Comunicação Institucional/ PRF-SP/Fotos: Divulgação SÃO PAULO (SP) – 16 de março de 2026 – Encerrou ontem (15) a operação estratégica de segurança e fiscalização no trecho paulista da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116). Iniciada em 26 de fevereiro, a ação teve como foco principal o combate ao roubo de cargas e a redução de acidentes em um dos corredores logísticos mais vitais do país, que interliga as capitais de São Paulo e Paraná. A Rodovia Régis Bittencourt é o principal eixo terrestre para o escoamento de insumos e produtos destinados ao Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina. Devido ao altíssimo volume de veículos pesados, a rodovia torna-se um alvo estratégico para o crime organizado e exige fiscalização rigorosa para garantir a fluidez do comércio nacional. Foco na Repressão e Prevenção Durante os 18 dias de operação, a PRF intensificou as ações repressivas contra quadrilhas especializadas em furto e roubo de caminhões e cargas. Paralelamente, equipes de fiscalização atuaram na vistoria técnica de veículos de grande porte. O objetivo da medida foi preventivo: reduzir a ocorrência de acidentes mecânicos que, historicamente, resultam em saques de mercadorias, gerando prejuízos econômicos e riscos à integridade dos motoristas. “A Régis Bittencourt é a espinha dorsal do transporte entre o Sudeste e o Sul. Garantir a segurança neste trecho não é apenas uma questão de ordem pública, mas de suporte à economia nacional e à logística do Porto de Santos”, destaca o chefe da operação. Resultados Alcançados O balanço preliminar aponta para uma queda significativa nas ocorrências criminais no trecho paulista durante o período da operação. Além das prisões efetuadas, a fiscalização de trânsito removeu de circulação veículos com irregularidades graves, prevenindo possíveis interrupções no fluxo da via. As autoridades reforçam que, embora a operação especial tenha se encerrado, o monitoramento inteligente e o patrulhamento ostensivo seguem como prioridade no trecho para garantir a tranquilidade de quem transporta a riqueza do Brasil. PRF prende integrante de facção criminosa procurado por latrocínio na Rodovia Régis Bittencourt Mulher do suspeito também foi presa pelo uso de documento falso durante abordagem Na última sexta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), prendeu um integrante de facção criminosa durante fiscalização a um ônibus de viagem no km 285 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), em Itapecerica da Serra/SP. Durante abordagem aos passageiros do coletivo, que tinha como destino a cidade do Rio de Janeiro, foi identificado um homem com mandado de prisão em aberto. O mesmo estava acompanhado de sua esposa e filho, uma criança de 2 anos de idade. A mulher apresentou uma CNH falsa e, após consultas aos sistemas, foi descoberto que o homem era procurado por latrocínio e também integrava uma facção criminosa. Diante dos fatos, os dois foram encaminhados para a delegacia de Itapecerica da Serra/SP, devido ao mandado de prisão em aberto e crime de uso de documento falso. A criança ficou sob os cuidados do conselho tutelar da região e foi encaminhada aos avós.

Compartilhar:

GOVERNO DE SP ENTREGA PRAÇA DA CIDADANIA DE EMBU DAS ARTES COM OFERTA DE CURSOS GRATUITOS EM SEIS ÁREAS

Coordenada pelo Fundo Social do Estado, nova praça ocupa 18 mil m² na Vila Perequê e conta com Escola de Qualificação Profissional e áreas de esporte, lazer e convivência Agência SP O Governo de São Paulo inaugurou neste sábado (21) a Praça da Cidadania de Embu das Artes, na Grande São Paulo. Localizado na Vila Perequê, o espaço foi entregue à população na semana em que o município completou 67 anos. A praça conta com áreas para esporte e lazer, além de uma Escola de Qualificação Profissional com cursos gratuitos pensados para incentivar autonomia financeira e geração de renda. “Essa praça é um instrumento e transformação, a gente quer ver as vidas transformadas. Tem área de lazer, de convivência, prática de esportes, mas tem as salas de aula, que são muito mais importantes. Tem cozinha industrial para curso de gastronomia, de panificação, de chocolate, de trufas, de pizza. Tem a sala de costura, de informática, tem equipamentos para o curso de cuidador de idoso, vai ter curso de administração, de construção civil. A gente sabe que todo mundo tem talento e a gente quer ligar as pessoas ao mercado de trabalho, ao crédito, à prosperidade, porque a gente acredita em cada um de vocês”, disse o governador Tarcísio de Freitas. Com a inauguração, Embu das Artes passa a integrar a rede de Praças da Cidadania já implantadas em Guarulhos, Osasco, Itapevi, Mauá, Mogi das Cruzes, Paraisópolis, Vila da Paz, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Santo André e São Bernardo do Campo. Esta é a 12ª unidade entregue no Estado, sendo a oitava nesta gestão, iniciada em 2023. Durante a inauguração, a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, ressaltou o impacto social das capacitações. “O objetivo desses cursos é oferecer habilidades e ferramentas para que os alunos se insiram no mercado de trabalho. O mais importante é que, ao receberem o certificado, eles tenham novas perspectivas e oportunidades. Que esse conhecimento abra portas e liberte sonhos”, declarou. O empreendimento ocupa área superior a 18 mil m², planejada para atender diferentes faixas etárias com quadra poliesportiva, pista de skate, academia ao ar livre, playground, pista de caminhada, área de jogos, arena multiuso e horta comunitária. A estrutura também inclui salas destinadas aos cursos de qualificação profissional. A implantação da Praça da Cidadania contou com investimento superior a R$ 6 milhões, viabilizado pelo Fundo Social de São Paulo em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. Após a entrega, a Prefeitura de Embu das Artes ficará responsável pela manutenção e zeladoria do espaço. Já a gestão da Escola de Qualificação Profissional ficará a cargo da Organização da Sociedade Civil Movimento Paulista, com apoio do Fundo Social para a oferta gratuita dos cursos. Capacitação gratuita A Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social oferece cursos em seis áreas: moda e arte, beleza e bem-estar, gastronomia, informática, construção civil e administração. Com capacidade para atender até 120 alunos por dia, a iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção produtiva e geração de renda. A unidade conta com salas equipadas de acordo com cada área de formação, com mobiliário, equipamentos e insumos específicos. A estrutura permite a realização de aulas teóricas e práticas no próprio espaço, alinhadas às demandas do mercado. Ao término dos cursos, os participantes recebem certificação. Durante a inauguração, a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, ressaltou o impacto social das capacitações. “O objetivo desses cursos é oferecer habilidades e ferramentas para que os alunos se insiram no mercado de trabalho. O mais importante é que, ao receberem o certificado, eles tenham novas possibilidades de futuro”, afirmou. Sustentabilidade A Praça da Cidadania de Embu das Artes foi planejada com foco em soluções sustentáveis, que reduzem impactos ambientais e promovem eficiência no uso de recursos. O projeto inclui iluminação em LED, jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais e sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva. Novas Praças O programa segue em expansão. Em 2026, estão previstas inaugurações de Praças da Cidadania em São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Diadema, ampliando a política pública de integração social ao reunir, em um mesmo espaço, lazer, convivência e qualificação profissional em diferentes regiões do Estado.

Compartilhar:

GOVERNADOR DE SÃO PAULO TARCISO DE FREITAS FICA O DIA INTEIRO NA REGIÃO DO CONISUD AMANHÃ DIA 19 DE FEVEREIRO

Secom-ESP O governador Tarcísio de Freitas entrega na quinta-feira (19) obras que reforçam ações estaduais de resiliência urbana e segurança hídrica que beneficiam 500 mil pessoas na região metropolitana de São Paulo.  Em Itapecerica da Serra, Tarcísio entrega a primeira etapa da Adutora Alça Sudoeste, que amplia o abastecimento de água para moradores do município e de Embu das Artes e visita o mutirão de atendimento da Sabesp, com negociação de débitos, orientação sobre tarifa social e doação e instalação gratuita de caixas d’água. A programação termina em Embu-Guaçu, com a inauguração das obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, com duas unidades móveis de tratamento que dobram a capacidade de produção. As entregas fazem parte do pacote da Sabesp em Embu das Artes, Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra, que somam R$ 966,2 milhões em aportes realizados entre 2024 e 2029, com aumento regional de 510% no investimento por habitante. Serviço: Entrega do Primeiro Trecho da Adutora da Alça Sudoeste Data: quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 Horário: 10h Local: Av. Maximino Augusto de Carvalho, 283 (em frente à Prefeitura) – Parque Paraíso – Itapecerica da Serra/SP Visita ao Mutirão da Sabesp Horário: 13h15 Local: Av. Soldado-Polícia Militar Gilberto Augustinho, 1276 – Jardim Valo Velho – Itapecerica da Serra/SP Inauguração da Ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA Embu-Guaçu Horário: 16h Local: Estrada do Embu-Guaçu/Cipó, 1130 – Vila Louro – Embu-Guaçu/SP

Compartilhar:

SP inicia campanha de vacinação com a Butantan-DV e é primeiro estado a distribuir imunizante para todos os municípios

Imunizante 100% brasileiro será destinado a profissionais da Atenção Primária à Saúde, grupo prioritário no país Agência SP O Governo de São Paulo inicia nesta segunda-feira (9) a campanha de vacinação contra a dengue com a Butantan-DV, em todos os 645 municípios paulistas. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue. Nesta primeira etapa, a imunização será destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, da rede municipal. Para o início da campanha, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses ao estado. A estimativa é que cerca de 216 mil profissionais da atenção básica, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, sejam imunizados ao longo da ação. A estratégia foi articulada pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, em parceria com os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) de todas as regiões do Estado, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o Ministério da Saúde. Nesta semana, a Pasta promoveu a primeira reunião técnica com os GVEs, além de capacitações para a rede organizar a campanha. A tecnologia da Butantan-DV representa um avanço relevante ao permitir uma imunização mais rápida da população, além de reduzir custos e simplificar a logística de aplicação em campanhas de grande escala. Produzida em São Paulo, a vacina é resultado de anos de pesquisa e inovação científica e tem potencial para impactar diretamente a redução de casos graves da doença. A distribuição das doses foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, com envio aos municípios de acordo com critérios técnicos e a capacidade operacional de cada região. LEIA TAMBÉM: Carretas da Mamografia: número de atendimentos cresce 76% e chega a 117 municípios paulistas Até o dia 5 de fevereiro, o estado de São Paulo registrou 4.647 casos de dengue e um óbito. Em 2025, já foram confirmados 882.884 casos e 1.124 óbitos no território paulista, reforçando a importância da ampliação das estratégias de prevenção e imunização. Butantan-DV em BotucatuO Governo de São Paulo iniciou a vacinação contra a dengue em Botucatu, município escolhido para o estudo de impacto da imunização com a Butantan-DV. A cidade foi selecionada pela estrutura da rede de saúde e pela experiência em campanhas de vacinação em larga escala, além da circulação recente do sorotipo DENV-3. A ação integra a estratégia nacional de imunização e será acompanhada por monitoramento técnico e científico. LEIA TAMBÉM: Programa TransplantAR acelera captação de coração e viabiliza transplante pediátrico em SP Vacina da dengue do Butantan é eficaz e segura A aprovação da Butantan-DV é sustentada pelos resultados de cinco anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3 encaminhados à Anvisa. No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme. O estudo, conduzido entre 2016 e 2024, avaliou a Butantan-DV em mais de 16 mil voluntários residentes de 14 estados brasileiros. Resultados anteriores do acompanhamento de dois e 3,7 anos foram publicados no The New England Journal of Medicine e na The Lancet Infectious Diseases, respectivamente. Composto pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, o imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. A maioria das reações foi leve a moderada, sendo as principais dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram raros e todas as pessoas se recuperaram. Os benefícios da dose única foram descritos em um relatório publicado por pesquisadores do Reino Unido na Human Vaccines & Immunotherapeutics, em 2018. O estudo apontou que programas de imunização com menos doses estão associados a uma melhor cobertura vacinal e enfrentamento da doença. Para ampliar o público autorizado a receber o imunizante, recentemente, o Instituto Butantan começou a recrutar voluntários de 60 a 79 anos para ensaios clínicos da Butantan-DV em quatro centros de pesquisa em Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e um em Curitiba, no Paraná.

Compartilhar: