POLÍCIA DE SP APREENDE MAIS DE 50 MIL FIGURINHAS E ÁLBUNS FALSIFICADOS DA COPA DO MUNDO

Ação contra a pirataria também recolheu mais de mil camisetas esportivas; quatro pessoas vão responder por crime contra a propriedade industrial Agência SP A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta terça-feira (9) uma operação contra a falsificação de figurinhas, álbuns e material esportivo relacionados à Copa do Mundo de 2026. A ação, realizada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), ocorreu em centros de comércio popular localizados nos bairros do Brás e do Canindé, no centro de São Paulo. Coordenada pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG), especializada no combate à pirataria, a operação resultou na apreensão de 50 mil figurinhas, mil álbuns e 1.039 camisetas da seleção brasileira. LEIA TAMBÉM: Procon-SP registra aumento de 220% em reclamações relacionadas ao álbum da Copa; descubra principais problemas As fiscalizações ocorreram em estabelecimentos localizados na avenida Rangel Pestana, no Brás, e nas ruas Vautier e Alexandrino Pedroso, no Canindé. Quatro pessoas flagradas nos locais vão responder por crime contra a propriedade industrial. Todo o material apreendido será submetido à perícia. Aumento das fiscalizações As equipes intensificaram o combate à comercialização de produtos pirateados em razão da proximidade do início da Copa do Mundo, período em que aumenta a procura por itens ligados à competição esportiva. Em 28 de maio, os agentes do Deic apreenderam cerca de 85 mil álbuns e figurinhas da Copa, além de duas mil camisas de seleções falsificadas em lojas no centro da capital. Na ocasião, cinco pessoas foram presas em flagrante com base na Lei Geral do Esporte. Cuidado na hora das compras O delegado titular da 1ª DIG, Wagner Carrasco, alerta o consumidor sobre os cuidados necessários ao adquirir esses tipos de produtos. “É importante verificar a qualidade do item, a procedência e a confiabilidade do estabelecimento onde ele está sendo comercializado, além de observar possíveis disparidades de preço. Quando o valor é muito inferior ao praticado no mercado, há indícios de que se trata de um produto falsificado”, explica o delegado. Recomendações antes da compra O Procon-SP também acompanha a comercialização de produtos relacionados à Copa do Mundo 2026. Para reduzir os riscos de prejuízos, o Procon-SP orienta que os consumidores adotem algumas medidas preventivas: verificar a reputação da empresa ou vendedor antes de efetuar o pagamento; conferir se o fornecedor disponibiliza informações de identificação e canais de atendimento; evitar negociações realizadas exclusivamente por aplicativos de mensagens sem garantias de segurança; desconfiar de promoções com valores muito inferiores aos praticados pelo mercado; guardar comprovantes, anúncios e demais registros da negociação; observar as condições de troca, devolução e prazo de entrega informadas pelo fornecedor. No caso específico de figurinhas, álbuns e demais itens colecionáveis, o órgão recomenda atenção redobrada quanto à origem dos produtos e à confiabilidade do vendedor. Consumidores que tiverem seus direitos desrespeitados podem buscar orientação e registrar reclamações pelos canais oficiais de atendimento do Procon-SP.

Compartilhar:

RODEIO DE EMBU-GUAÇU É CANCELADO DIAS ANTES DA ABERTURA E LEVANTA QUESTIONAMENTOS SOBRE ORGANIZADORA

Evento seria realizado entre os dias 3 e 7 de junho; cancelamento ocorre após outros rodeios promovidos pela mesma empresa enfrentarem problemas em diferentes cidades O Embu-Guaçu Rodeio Fest, que estava previsto para acontecer entre os dias 3 e 7 de junho, foi cancelado a poucos dias da abertura oficial. O anúncio surpreendeu moradores, comerciantes e fãs do evento, que aguardavam uma das principais festas do calendário local. Em nota divulgada pela organização e confirmada pelo prefeito Francisco José do Nascimento, o Neguinho, o cancelamento foi tratado oficialmente como um adiamento. Segundo a versão apresentada, a realização da festa teria sido inviabilizada pela falta de alguns documentos e autorizações que não foram obtidos dentro do prazo necessário. A organização informou ainda que os ingressos adquiridos antecipadamente serão reembolsados aos compradores. No entanto, nos bastidores, diferentes versões sobre os motivos do cancelamento começaram a circular na cidade. Entre elas, estão questionamentos relacionados ao cumprimento de exigências previstas na Portaria nº 01/2016 do Poder Judiciário, que regulamenta a realização de eventos de grande porte no município. Também circulou uma mensagem atribuída a uma pessoa ligada à organização do evento, na qual o cancelamento teria sido associado à falta de apoio institucional e ao descumprimento de compromissos que, segundo o relato, teriam sido previamente alinhados para a realização da festa. Segunda polêmica envolvendo rodeios da mesma organizadora O caso de Embu-Guaçu ocorre poucos dias após o adiamento dos shows que encerrariam o Vargem Grande Rodeio Fest, em Vargem Grande Paulista. Na ocasião, a organização informou oficialmente que as apresentações de Simone Mendes e Natanzinho Lima foram adiadas em razão das condições climáticas previstas para o final de semana. A decisão gerou repercussão e levantou discussões sobre o planejamento operacional do evento, já que os cancelamentos ocorreram próximo às datas dos shows. Além disso, o setor de eventos acompanha com atenção outros episódios recentes envolvendo festas organizadas ou anunciadas pela mesma promotora. Rio Pardo Rodeio Fest também foi cancelado Outro caso que ganhou repercussão ocorreu em São José do Rio Pardo. O Rio Pardo Rodeio Fest, que prometia grandes atrações nacionais e entrada gratuita para o público na pista, acabou cancelado antes de sua realização. Em comunicado oficial, a empresa responsável informou que a decisão foi motivada por inviabilidade comercial e operacional, citando principalmente a baixa adesão de patrocinadores e a dificuldade de viabilizar financeiramente o evento. A programação previa apresentações de artistas como Simone Mendes, Bruno & Marrone, Natanzinho Lima e Ana Castela. A Prefeitura de São José do Rio Pardo informou que não realizou investimento direto no evento, atuando apenas como apoiadora institucional. Expectativa por esclarecimentos Com dois cancelamentos e um adiamento envolvendo grandes rodeios em um curto período, cresce a expectativa por esclarecimentos mais detalhados sobre os fatores que levaram às mudanças na programação dos eventos. Até o momento, a organização do Embu-Guaçu Rodeio Fest não divulgou uma nova data para realização da festa. Moradores, comerciantes e fãs aguardam informações oficiais sobre a possibilidade de remarcação e sobre os procedimentos para restituição dos valores pagos pelos ingressos.

Compartilhar:

“ABRAÇO GUARAPIRANGA 2026” MOBILIZA ITAPECERICA DA SERRA PELA PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS E PELA CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO NO CRISPIM

Humberto Brassioli Corsi/ Tabloide 360 No dia 31 de maio de 2026, em Itapecerica da Serra aconteceu mais uma vez – O tradicional evento “Abraço Guarapiranga”, unindo centenas de pessoas em um gesto simbólico e coletivo pela proteção da Represa do Guarapiranga, dos seus mananciais e pela efetiva implantação do Parque Ecológico nas margens da represa, na região do bairro Crispim. Organizado por diversas organizações da sociedade civil, movimentos ambientais, coletivos, escolas e instituições religiosas, o evento integra a agenda da Semana do Meio Ambiente e faz parte da campanha “Eu Apoio Eu Quero Parque Ecológico Represa do Crispim”, que desde 2017 mobiliza a população local com ações contínuas de plantio de mudas, mutirões de limpeza e pressão por políticas públicas que garantam o uso sustentável e a função social dos bens coletivos. A Represa do Guarapiranga é uma das mais importantes fontes de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, fornecendo água para mais de 5 milhões de pessoas. Faz divisa com os municípios de São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, e tem como principais afluentes os rios Embu-Guaçu e Embu-Mirim. Desde a construção do Trecho Sul do Rodoanel, em 2010, cresceu a expectativa da criação de um parque ecológico na área desapropriada nas margens da represa. Essa demanda, que já existia antes das obras, se intensificou com o impacto ambiental causado e foi reforçada por descobertas importantes durante a construção, como a presença de animais silvestres ameaçados (veados catingueiros, bugios, preguiças-de-três-dedos, cobras, corujasorelhudas, entre outros) e até de uma espécie de bambu considerada extinta — Merostachys neesii — encontrada nas proximidades da represa. Apesar da compensação ambiental estabelecida com a criação do Parque Jaceguava, em São Paulo, nenhuma área equivalente foi efetivamente protegida em Itapecerica da Serra. E mesmo com a forte presença da população local que já utiliza o espaço para caminhadas, passeios, práticas religiosas e lazer nos fins de semana, a área ainda não conta com status legal de proteção, como ocorre no lado paulistano da represa. Neste ano, o evento “Abraço Guarapiranga” ganha ainda mais relevância, tendo sido oficialmente incluído no calendário municipal de Itapecerica da Serra, consolidando-se como um importante instrumento de cultura ambiental e mobilização cidadã. A ONG Somos Mais Ação, juntamente com diversos parceiros, tem sido protagonista nesta jornada, realizando mensalmente caminhadas com limpeza nas margens da represa e promovendo oficinas, trilhas, passeios de barco e caiaque com o objetivo de conscientizar e envolver a comunidade. Esta matéria é um convite à imprensa para conhecer, cobrir e divulgar essa importante ação ambiental, que ultrapassa os limites de Itapecerica da Serra e se insere numa luta maior: a preservação da bacia hidrográfica do Guarapiranga, essencial para a biodiversidade, o equilíbrio climático e a qualidade de vida de milhões de pessoas. Contato para imprensa: WhatsApp: 9 7047 9173 E-mail:Ong.somamais@gmail.com Instagram: Junte-se ao Abraço Guarapiranga. Pela vida, pela água, pelo Parque!

Compartilhar:

ENTENDA COMO INVESTIGAÇÃO DA POLÍCIA DE SP E MP CONTRA O PCC COMEÇOU COM BILHETE ACHADO EM ESGOTO E LEVOU À PRISÃO DE DEOLANE

Em coletiva de imprensa, Polícia Civil e Ministério Público detalharam como a investigação identificou uma transportadora usada para movimentar recursos do PCC e levou ao bloqueio de R$ 327 milhões Agência SP Bilhetes encontrados no esgoto de uma penitenciária no estado de São Paulo foram o ponto de partida da prisão de seis suspeitos por esquema de lavagem de dinheiro do PCC. Entre eles, estava a influenciadora digital Deolane Bezerra e familiares de um dos líderes da facção criminosa. As investigações foram feitas pela Polícia Civil e Ministério Público estadual que culminou nas prisões desta quinta-feira (21). A operação Vérnix, como foi chamada, começou há 7 anos, quando em uma batida em uma das celas do presídio de Presidente Venceslau, policiais penais detectaram cartas e bilhetes descartados pelo esgoto. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, investigadores detalharam que o material foi encaminhado ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), que passou a investigar o caso em conjunto com a Polícia Civil. A apuração resultou na abertura de três inquéritos policiais e levou os investigadores até uma transportadora suspeita de operar a transferência de dinheiro para a facção. Investigação apurou dados bancários suspeitos Os dados obtidos da transportadora e um celular apreendido no local levaram os investigadores a entenderem que se tratava de uma organização altamente estruturada, com a participação de familiares de Marcos Camacho, o Marcola, e da influenciadora Deolane, advogada que tem milhões de seguidores nas redes sociais.  Por meio da quebra do sigilo fiscal e bancário, a investigação descobriu que Deolane mantinha vínculos com a transportadora, de onde teria recebido transferências de dinheiro, e possivelmente com outras vertentes do crime organizado. “Nós entendemos que, pelo poder econômico que adquiriu ao longo do tempo, ela funcionava como uma espécie de caixa do crime organizado. Eles [crime organizado} depositavam valores na conta dela, e esses valores se misturavam com o dinheiro de outras atividades dessa pessoa pública. Quando eles precisavam desse dinheiro, ele retornava ao crime organizado”, disse o delegado Edmar Caparroz. Segundo o delegado, não foi detectado qualquer prestação de serviços entre a influenciadora e a transportadora. Segundo os investigadores, o grupo movimentou milhões de reais sem lastro econômico compatível, usava empresas de fachada, contas utilizadas para circulação de valores e aquisição de bens de alto padrão para ocultar a origem Suspeita teria se encontrado com foragida da Interpol Deolane Bezerra foi presa nesta quinta-feira (21), um dia após retornar da Itália, onde teria se encontrado com Paloma Camacho, sobrinha de Marcola, que seria responsável por repassar informações de dentro do sistema penitenciário, entre elas a divisão dos lucros da transportadora. Também foi preso Everton de Souza (conhecido como Player), indicado como operador financeiro da organização.  De acordo com a investigação, Paloma fugiu para a Espanha e está na lista vermelha da Interpol. Outro sobrinho, Leonardo, é procurado na Bolívia. Já Alejandro Camacho, irmão de Marcola, e o próprio Marcos Camacho foram notificados de novas ordens de prisão nos presídios federais onde já cumprem pena. Além das prisões, a operação Vérnix obteve o bloqueio de valores superiores a R$ 327 milhões, sequestro de 17 veículos — incluindo automóveis de luxo — e quatro imóveis vinculados aos investigados.  A ação contou com apoio operacional do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) no cumprimento das diligências. Segundo a Polícia Civil e o Ministério Público, a Operação Vérnix representa mais um avanço no enfrentamento ao crime organizado, especialmente no combate à lavagem de capitais e ao enfraquecimento das estruturas financeiras utilizadas por facções criminosas. 

Compartilhar:

SOBRECARGA NOS AFAZERES DOMÉSTICOS ACENDE ALERTA PARA SAÚDE MENTAL DE MÃES

Especialista da UNIASSELVI afirma que promover uma educaçãomais igualitária desde a infância é o caminho para transformação dessa cultura Luciane da Luz, coordenadora dos cursos de Sociologia e Antropologia da UNIASSELVI UNIASSELVI No mês das mães, a reflexão acerca da sobrecarga feminina reacende o debate sobre a desigualdade do apoio familiar. No Brasil, a realização de tarefas domésticas, como o cuidado com os filhos e com a casa, é feita em sua maioria pela mulher. Nesse contexto, redes de apoio são fundamentais para amenizar a situação. Mas, segundo especialista, apenas uma mudança profunda na sociedade é capaz de reduzir desigualdades e equiparar as responsabilidades entre gêneros. Um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua de 2022, do IBGE, revela que as mulheres dedicam, em média, 9,6 horas a mais do que os homens aos afazeres domésticos e ao cuidado de pessoas. Para Luciane da Luz, coordenadora dos cursos de Sociologia e Antropologia da UNIASSELVI, a mudança dessa realidade exige uma transformação cultural e estrutural. “É preciso desconstruir a ideia de que o cuidado é uma característica natural das mulheres e promover uma educação mais igualitária desde a infância. Sob a perspectiva da antropologia e dos estudos de gênero, a associação entre o trabalho doméstico, o cuidado e a figura feminina é uma construção social e histórica, não biológica”, explica a especialista. A consolidação da sociedade industrial no século XIX reforçou essa divisão, atribuindo ao homem o papel de provedor (trabalho produtivo) e à mulher o de cuidadora (trabalho reprodutivo). Normas culturais, religiosas e até científicas naturalizaram a ideia de que as mulheres teriam uma ‘vocação’ para o cuidado. “Existe uma idealização da maternidade que coloca a mãe como totalmente disponível, abnegada e responsável exclusiva pelo bem-estar dos filhos. Esse modelo é inalcançável na prática, mas ainda funciona como referência. Essa expectativa dificulta a busca por ajuda, pois muitas mulheres sentem que deveriam dar conta de tudo sozinhas. Pedir apoio pode ser interpretado como falha, quando, na verdade, é uma estratégia saudável e necessária”, afirma. Jornada dupla: o peso da idealização e do estresse Mesmo com a ampliação da presença feminina no mercado de trabalho, a divisão doméstica não avançou no mesmo ritmo. O resultado é a sobreposição de papéis, conhecida como jornada dupla, que está diretamente associada a níveis elevados de estresse, ansiedade e exaustão. “A jornada dupla está diretamente associada a níveis mais elevados de estresse, ansiedade e exaustão física. Do ponto de vista da saúde mental, muitas mães relatam uma sensação constante de sobrecarga e falta de tempo para si. Há também impactos na trajetória profissional, como menor disponibilidade para progressão na carreira, interrupções e até abandono do mercado de trabalho. Diversos estudos mostram correlação entre essa sobrecarga e a redução da qualidade de vida, além de impactos na produtividade”, ressalta a professora da UNIASSELVI. “Em alguns momentos, nós, mulheres, nos perguntamos como seria nossa trajetória profissional se tivéssemos uma ‘mulher’ em nossas vidas, assim como a maioria dos homens casados tem: alguém que assume grande parte das demandas da casa e da família, pra que ele possa apenas preocupar-se com a sua carreira”, reflete a professora. Redes de apoio, empresas e governo Como resposta, crescem iniciativas de suporte emocional, prático e financeiro. Redes de apoio, que incluem familiares, amigos, vizinhos e instituições, são essenciais para compartilhar responsabilidades e reduzir a sobrecarga. “Temos visto um crescimento de iniciativas mais organizadas e coletivas. Grupos de mães, tanto presenciais quanto em plataformas digitais, funcionam como espaços de troca e suporte emocional. Cooperativas de cuidado e redes comunitárias também têm ganhado força, especialmente em contextos urbanos”, explica a antropóloga e socióloga. Algumas empresas também começam a contribuir com políticas de horários flexíveis, auxílio-creche e programas de parentalidade. “Embora ainda não sejam maioria, essas iniciativas indicam uma mudança importante na forma como o cuidado começa a ser reconhecido também como uma responsabilidade social e organizacional”, afirma Luciane. As políticas públicas são fundamentais, para que haja uma mudança estrutural. O acesso a creches de qualidade e licenças parentais mais equilibradas são cruciais para incentivar a participação dos pais, além de permitir que as mulheres permaneçam ativas no mercado de trabalho. “No entanto, a condição socioeconômica ainda é um fator determinante, evidenciando que a sobrecarga do cuidado é também uma questão de desigualdade social. Famílias de menor renda dependem mais de redes informais e de políticas públicas, que nem sempre são suficientes. A sociedade precisa ter ciência de que as crianças devem ser responsabilidade de todos nós, e não apenas a mãe”, conclui a especialista.

Compartilhar:

RODOANEL SEGURO: ENTENDA COMO VAI FUNCIONAR O NOVO PROGRAMA DE SEGURANÇA NA RODOVIA

Programa do Governo de São Paulo vai monitorar 24h o rodoanel com câmeras inteligentes, IA e sistemas de proteção da malha viária Agência SP O Governo de São Paulo autorizou o investimento inicial de mais de R$ 284 milhões para a implementação do Rodoanel Seguro, que pretende monitorar os 174 km de extensão da via 24h por dia para reforçar a segurança dos motoristas. O programa contará com um sistema de câmeras inteligentes interligadas ao Muralha Paulista e monitorado pela polícia em tempo real. O projeto contará com uma rede de fibra ótica de alta capacidade por toda a via, câmeras 4K com leitura de placas e reconhecimento facial integradas ao programa Muralha Paulista, além de sensores para detectar movimentações criminosas. O sistema também inclui iluminação inteligente para reduzir custos, melhorar a visibilidade e ampliar a segurança em todo o traçado do Rodoanel.  Câmeras inteligentes e IA De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o sistema terá capacidade para detectar tentativas de invasão das vias com uma precisão de 10 a 20 metros, e pode disparar alertas em tempo real. Com uso de Inteligência Artificial será possível classificar as ocorrências e filtrar falsos alarmes, como vento ou presença de animais, garantindo que a polícia receba apenas alertas de ameaças reais. As câmeras inteligentes de alta definição são capazes de detectar acidentes e identificar veículos parados ou pedestres na via em tempo real. A integração com o Muralha permitirá que o sistema faça a leitura das placas e o reconhecimento facial, e cruze as informações com o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública. O monitoramento inteligente será direcionado para cada ocorrência e transmitirá informações em tempo real para a PM Rodoviária. Iluminação inteligente O sistema de iluminação inteligente pretende aumentar a segurança da via em condições adversas. A iluminação em LED pode ser ajustada automaticamente, conforme as condições climáticas, garantindo visibilidade ideal em situações de chuva e neblina e ajudando a reduzir o consumo de energia em até 50%. A nova tecnologia operada remotamente é capaz também de realizar diagnósticos automáticos de falhas, prevenindo furto de cabos e reduzindo o custo com manutenção. Reforço policial  Com a entrega do último trecho do anel viário, prevista para o segundo semestre deste ano, o Governo de São Paulo pretende implantar o 6º Batalhão de Polícia Rodoviária no km 135 da pista externa, onde já funciona uma base. O novo 6º Batalhão vai abrigar toda a estrutura administrativa e técnica, centralizando e fortalecendo a gestão operacional e a eficiência do policiamento na região.  Sobre o Rodoanel Seguro  O Rodoanel Seguro é um dos projetos que integram o SP Pra Toda Obra, que completou um ano como o maior programa de obras viárias da história do estado, com investimentos que chegam a R$ 144,6 bilhões e mais de 4,3 mil obras em andamento ou já contratadas. Com a implantação do programa Rodoanel Seguro, o Governo de São Paulo pretende transformar o Rodoanel Mário Covas em referência nacional de inteligência e segurança em infraestrutura viária. Sobre o Muralha Paulista  O Programa Muralha Paulista foi criado em 2024 para controlar a mobilidade criminal e aumentar a eficácia das ações policiais por meio da integração de tecnologias de câmeras de monitoramento e inteligência. A estratégia do programa é baseada na utilização de ferramentas como leitura automática de placas de veículos, reconhecimento facial e monitoramento em tempo real, com o apoio de mais de milhares de câmeras espalhadas por todo o estado. Essas tecnologias estão conectadas a um banco de dados de diversos órgãos públicos. Atualmente, 61% da população paulista está coberta pelo programa Muralha Paulista. A meta é expandir os convênios e integrar todos os municípios até o final deste ano, promovendo uma integração completa.

Compartilhar:

ANVISA AUTORIZA PRODUÇÃO NACIONAL DA VACINA DA CHIKUNGUNYA PELO INSTITUTO BUTANTAN

Agência SP A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (4) a fabricação local da vacina contra a chikungunya do Instituto Butantan, batizada de Butantan-Chik. Desta forma, a versão feita no Butantan do imunizante – desenvolvido em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva – está liberada para uso no Brasil e poderá ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). O público-alvo são pessoas de 18 a 59 anos. A vacina da chikungunya foi aprovada pela Anvisa em abril de 2025, tendo as fábricas da Valneva como locais registrados de produção. Com o novo parecer, o Instituto Butantan passa a ser oficializado como local de fabricação e pode desenvolver parte do processo produtivo em suas fábricas com a mesma qualidade, segurança e eficácia. Trata-se da mesma vacina, mas formulada e envasada no Brasil. A aprovação da produção local representa um importante passo na transferência de tecnologia entre as instituições, além de facilitar a incorporação do imunizante ao SUS. “Mais um marco importante para o Instituto Butantan e para a saúde da população. Ao executar a maior parte do processo de fabricação, o Instituto Butantan, por ser uma instituição pública, poderá entregar a vacina com um preço menor e mais acessível, com a mesma qualidade e segurança”, afirma Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan. A vacina contra chikungunya foi avaliada em 4 mil voluntários de 18 a 65 anos nos Estados Unidos. Segundo os resultados publicados na The Lancet em 2023, 98,9% dos participantes produziram anticorpos neutralizantes. O imunizante foi bem tolerado e demonstrou um bom perfil de segurança, com eventos adversos leves e moderados, sendo os mais relatados dor de cabeça, dor no corpo, fadiga e febre. Em fevereiro de 2026, o imunizante começou a ser aplicado no SUS em municípios que registram grande incidência da doença, a partir de uma estratégia piloto do Ministério da Saúde. Além do Brasil, a vacina da chikungunya também foi aprovada no Canadá, Europa e Reino Unido. Impactos da chikungunya A vacina do Butantan e da Valneva foi a primeira a ser registrada contra a doença no mundo. Só em 2025, a chikungunya acometeu cerca de 500 mil pessoas globalmente, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No Brasil, foram notificados mais de 127 mil casos, com 125 óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde. O vírus da chikungunya é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite dengue e Zika. A doença pode causar febre de início súbito (acima de 38,5°C) e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e punhos. Outros sintomas comuns são dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele. LEIA TAMBÉM: Chikungunya: veja como se proteger da doença A principal consequência da infecção é a dor crônica nas articulações, que pode durar de meses a anos e afetar gravemente a qualidade de vida. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte observaram que pessoas afetadas pela forma crônica da doença apresentam um risco 13 vezes maior de desenvolver depressão, além de 76 vezes mais chance de ter problemas de locomoção. Nos Estados Unidos, um estudo conduzido com 500 pacientes na Universidade George Washington apontou que uma em cada oito pessoas diagnosticadas com chikungunya teve dor articular persistente por três anos. A aprovação da produção local é, portanto, mais um importante passo no enfrentamento da doença. No entanto, continua sendo importante evitar a proliferação do mosquito vetor, eliminando focos de água parada em objetos como pneus, latas e vasos de plantas. Caixas d’água, cisternas e tambores, por exemplo, devem ser mantidos fechados, orienta o Ministério da Saúde.

Compartilhar:

PRF INICIA OPERAÇÃO DIA DO TRABALHO 2026 NAS RODOVIAS FEDERAIS DE SÃO PAULO

Ações ocorrem entre 30 de abril a 3 de maio com reforço no policiamento e ações preventivas nas rodovias paulistanas Assessoria de Comunicação da PRF Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início a uma operação especial de fiscalização e policiamento nas rodovias federais que cortam o estado de São Paulo em razão do feriado do Dia do Trabalho. As ações ocorrerão entre os dias 30 de abril e 3 de maio, período em que há expectativa de aumento significativo no fluxo de veículos, em função das viagens realizadas por motoristas. O planejamento operacional contempla reforço nos trechos considerados críticos, com maior histórico de sinistros. A iniciativa busca reduzir a gravidade dos acidentes e preservar a segurança viária. Durante feriados prolongados, fatores como excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares e condução sob efeito de álcool contribuem para o aumento do risco de ocorrências graves. As equipes atuarão de forma direcionada no enfrentamento das condutas mais perigosas no trânsito, entre elas ultrapassagens proibidas, desrespeito aos limites de velocidade, direção sob influência de álcool, uso de celular ao volante e a não utilização de equipamentos de segurança, como cinto e cadeirinha. Também haverá fiscalização quanto ao cumprimento da lei do tempo de descanso por motoristas profissionais. Além da fiscalização, serão desenvolvidas ações educativas com foco na conscientização de condutores e passageiros. O reforço no efetivo policial contribuirá para ampliar a presença da PRF nas rodovias, favorecendo a fluidez do tráfego e a pronta resposta em situações de emergência. Restrição de tráfego Como parte das medidas adotadas durante a operação, será implementada restrição à circulação de veículos de carga com dimensões excedentes em rodovias federais de pista simples. A medida tem como finalidade melhorar as condições de circulação e aumentar a segurança dos usuários. Os horários de restrição são os seguintes: Quinta-feira (30/04): das 16h às 22hSexta-feira (01/05): das 6h ao meio-diaDomingo (03/05): das 16h às 22h A limitação abrange veículos ou combinações de veículos, com ou sem autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), que ultrapasse qualquer dos seguintes parâmetros: 2,6 metros de largura4,4 metros de altura19,8 metros de comprimento58,5 toneladas de PBTC O desrespeito à restrição configura infração de trânsito, sujeitando o condutor às penalidades previstas, incluindo multa e retenção do veículo. Orientações para uma viagem segura Verifique previamente as condições do veículo; Evite dirigir sob fadiga ou sono; Planeje o trajeto antes de iniciar a viagem; Consulte as condições climáticas da região; Não conduza após ingestão de bebida alcoólica; Utilize corretamente o cinto de segurança e os dispositivos obrigatórios; Respeite a sinalização e os limites de velocidade; Não utilize o celular enquanto dirige; Realize ultrapassagens apenas em locais permitidos e com segurança.

Compartilhar:

AÇÚCAR, CARNE E LARANJA: CONHEÇA O AGRO DE SÃO PAULO QUE ALIMENTA O MUNDO

Governo de São Paulo apresenta durante a Agrishow, a partir de segunda (27), principais programas e ações para fortalecer o setor Agência SP O Estado de São Paulo participa a partir desta segunda-feira (27) da Agrishow, maior feira do setor agrícola nacional, mostrando força mundial no fornecimento de alimentos e outros produtos. O agro paulista é responsável por 80% dos sucos brasileiros enviados para outros países, além de 65,3% dos produtos sucroalcooleiro, com o álcool e o açúcar. O Estado se destaca ainda na produção de produtos alimentícios (69%) como rações animais e óleos vegetais. No primeiro trimestre do ano, a movimentação financeira das exportações foi de mais de US$ 6 bilhões. Os dados são do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA). O Governo de São Paulo apoia o setor com programas como o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), o maior seguro rural do país, além do investimento em pesquisas tecnológicas para expansão do setor. A Secretaria de Agricultura prepara uma série de anúncios para a Agrishow, com fortalecimento das ações. Os principais produtos exportados por SP Um a cada quatro produtos agrícolas exportados pelo estado de São Paulo pertencem ao complexo sucroalcooleiro, totalizando US$ 1,5 bilhão nos três primeiros meses do ano. Deste total, o açúcar representou 95,3% e o álcool etílico, etanol, 4,7%. Nesse caso, países da Ásia e Oriente Médio surgem como os principais destinos do açúcar paulista. O setor de carnes veio logo em seguida, com 16,1% das exportações do agronegócio paulista, totalizando US$ 972 milhões. A carne bovina representa 81,7% do total e tem a China e os Estados Unidos como principais destinos. Produtos florestais representaram 13,9% do volume exportado, com US$ 837 milhões, sendo 66,2% de celulose e 28,3% de papel. A China também se destaca como grande importadora de produtos florestais, fibras têxteis e itens do complexo da soja.  Sucos responderam por 8,9% de participação, somando US$ 534 milhões, dos quais 97,2% são referentes ao suco de laranja. União Europeia e Estados Unidos fecham o time dos quatro maiores importadores de produtos do agro paulista. Produtos por região O estado de São Paulo conta com atividades agropecuárias diversas de acordo com as regiões. Confira os principais produtos com base no valor de produção agropecuária calculado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA): CARNE BOVINA: Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto CANA DE AÇÚCAR: Araçatuba, Barretos, Sorocaba LARANJA PARA INDÚSTRIA: Bauru, Central ALFACE: São Paulo BANANA: Santos BATATA: Itapeva CAFÉ: Franca CARNE DE FRANGO: Campinas OVOS: Marília LEITE: São José dos Campos

Compartilhar:

LENDA DO BASQUETE BRASILEIRO MORREU NO DIA DE HOJE

Oscar Schmidt morreu na tarde desta sexta-feira, dia 17 de abril, com 68 anos, a causa da morte ainda não foi divulgada, mas ele já vinha com um tratamento contra o câncer desde o ano de 2011. Oscar colocou o nome do Brasil no mundo do basquete, maior cestinha do basquete mundial, bem humorado e com muito talento, ficou muito conhecido pelo apelido de mão santa, Oscar foi exemplo para muitos em todo o mundo. Encontrado desmaiado na sua casa em Alphaville, foi levado para o hospital da cidade de Santana de Parnaíba. Segundo a nota oficial divulgada pela família do atleta, a cerimonia será reservada para familiares e poucos amigos. Oscar deixa uma filha e um filho.

Compartilhar: