SERVIÇOS PÚBLICOS NÃO TERÃO EXPEDIENTE NO FERIADO DE 9 DE JULHO

Secom-Cotia

Na quarta-feira (9 de julho) não haverá expediente nas repartições públicas municipais de Cotia por conta do feriado estadual do Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 Lei 9.497/97. Neste dia, funcionarão apenas os serviços essenciais de saúde (Pronto-socorro Infantil, SAMU, Pronto Atendimento Parque São George e Caucaia do Alto e UPA Atalaia) e de segurança pública (Guarda Civil Municipal GCM). Os demais atendimentos retomam a normalidade na quinta-feira (10/07).
Mas o que é Revolução Constitucionalista de 1932?
Nove de julho de 1932 é a data que marcou o primeiro dia de combates da Revolução Constitucionalista de 1932. Tratou-se de um levante armado contra o governo provisório de Getúlio Vargas, que chegou ao poder por um golpe de estado em 1930. O período marcava o fim da política ‘Café com Leite’, em que políticos de Minas Gerais de São Paulo se alternavam no comando do País.
Vargas nomeou interventores sem uma Constituição, nem Congresso Nacional, Assembleias Legislativas ou Câmaras estaduais e municipais funcionando. Paulistas foram às ruas protestar. No confronto com soldados federais, os jovens Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antônio Américo Camargo, ou: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo foram mortos e as iniciais de seus nomes tornaram-se virou símbolo do movimento: MMDC.
Sem apoio de outros estados, os paulistas lutaram sozinhos. O conflito durou quase 90 dias e terminou com a rendição dos constitucionalistas. Mesmo vitorioso, Getúlio Vargas autorizou a reconstitucionalização nacional que culminou com a Nova Constituição. Nove de julho é feriado paulista desde 1997 e a lei foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. [Com informações de Rádio Agência | EBC Empresa Brasil de Comunicação]
Compartilhar: