Lar inaugurado em celebração aos 64 anos do município recebe até 10 pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social
Por Giovana Lopes, sob supervisão de Renata Gomes e Vera Sampaio/SECOM-TS
A Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou oficialmente na sexta-feira, 24/02, a Residência Inclusiva da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS). Este lar, localizado no Parque Assunção, acolhe pessoas adultas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. O intuito é ensinar a pessoa a voltar a viver em sociedade, dando autonomia. A residência pode receber até 10 usuários, que usufruirão do espaço e ações disponibilizadas pelo Governo Municipal.
“Abrimos oficialmente a Residência Inclusiva em Taboão da Serra! É uma satisfação enorme poder entregar esse trabalho que ajuda verdadeiramente pessoas que precisam. O nosso governo busca sempre trazer dignidade para os munícipes e a melhora de vida, porque todos são importantes para a nossa cidade”, disse o Prefeito Aprígio.
O acesso à Residência Inclusiva ocorre a partir de uma avaliação técnica feita por assistente social e psicólogo da SAS. Para a liberação dos mesmos, dependerá dos diagnósticos prescritos de acordo com a evolução de cada um.
“Esse serviço de hoje é voltado dentro da política da assistência de maneira específica para as pessoas adultas com deficiência e que não possuem apoio familiar. O seguimento delas é prioritário, assim como a criança, o idoso e as vítimas de violência. É importante para nós fazer este trabalho de acolhimento. Conversamos com o prefeito Aprígio sobre a necessidade, colocamos esse serviço no nosso Plano Plurianual (PPA), foi aprovado e ele nos pediu para executarmos”, comentou o secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein.
Além da Residência Inclusiva, muitos outros programas e ações estão sendo inaugurados em celebração aos 64 anos de Taboão da Serra.
Participaram da inauguração: o deputado estadual Dr. Eduardo Nóbrega; o presidente da Câmara de Vereadores André da Sorriso, os vereadores Érica Franquini, Nezito, Anderson Nóbrega, Carlinhos do Leme, Gallo, Ronaldo Onishi, além dos secretários Allan Mohamed (Gestão Estratégica), Arnoldo Landiva (Comunicação), Dirce Takano (Educação), José Alberto Tarifa (Saúde), Nílcio Regueira Dias (Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente) e a secretária executiva Eliana Gonçalves Ribeiro (Segurança Pública).