A pedido do presidente do Conisud, Felipe Seme Amed, todos os municípios integrantes do consórcio terá assessoria e estudos feitos gratuitamente
Na manhã do dia 24 de abril, o Prefeito de São Lourenço da Serra e atual Presidente do Conisud Felipe Seme Amed, o Vice Prefeito de Itapecerica da Serra Allan Dias, o Vice Prefeito de Cotia Paulinho Lenha, o Secretário Executivo do Conisud, Julien Gumiel, participaram de uma esclarecedora reunião com o superintendente do Instituto Gestão Brasil, Carlos Lopes.
O Instituto fez uma palestra aos presentes, para que os municípios fiquem dentro da Lei Federal 14.026/2020.
O convênio realizado entre o Conisud e o Instituto Gestão Brasil proporcionará importante instrumento de gestão aos municípios, dos grandes geradores de resíduos sólidos urbanos, trazendo diversos benefícios às prefeituras, dentre eles: a diminuição no gasto com o transbordo dos resíduos sólidos para as destinações finais; a melhor seleção dos materiais destinados à coleta seletiva; redução do custo da coleta domiciliar; inventário municipal de resíduos sólidos, em atendimento às exigências do Novo Marco Legal do Saneamento Legal.
Na palestra, Carlos Lopes entregou para cada representante dos municípios, uma pasta com as probabilidades de empresas consideradas grandes geradoras de resíduos sólidos.
A colocação em pratica dos identificados, como grandes geradores de resíduos sólidos, fará com que cada município economize na coleta e demais despesas de transportes e descarte.
Todo o trabalho de levantamento e acesso a plataforma PGRS Digital, será feito gratuitamente para cada cidade do Conisud.
Também estiveram presentes na reunião, Secretários Municipais e técnicos das pastas de Finanças, Meio Ambiente, Obras, Jurídico e Gabinete das cidades.