Governo Aprígio inaugura primeiro Ecoponto de Taboão da Serra

Novo serviço tem objetivo de ajudar o Meio Ambiente através do descarte correto de entulhos
Escrito por Guilherme Oliveira sob supervisão de Renata Gomes/SECOM-TS

Na manhã de sábado, 18/03, o prefeito Aprígio inaugurou o primeiro Ecoponto de Taboão da Serra. O novo equipamento irá ajudar o Meio Ambiente através do descarte correto de entulhos, os moradores do município podem descartar ainda no local móveis e eletrodomésticos usados, restos de construções e resíduos recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais).

O equipamento também ajuda na prevenção de enchentes e no controle dos animais peçonhentos como aranhas e escorpiões, que normalmente habitam em entulhos abandonados. O volume permitido para depósito por cada morador é de até 2 m³, o local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Rua José Milani, 275, no Jardim Irapuã (em frente ao Supermercado Kaçula) e a partir de 03 de abril passará a funcionar aos sábados, domingos e feriados também no horário das 8h às 20h.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades locais, além do prefeito Aprígio, estavam no evento o Deputado Estadual Dr. Eduardo Nóbrega, os presidentes da Câmara Municipal de Taboão da Serra André Egydio e de Itapecerica da Serra Cepacol, os vereadores Anderson Nóbrega, Alex Bodinho, Carlinhos do Leme, Enfermeiro Rodney, Celso Gallo, Joice Silva, Sandro Ayres, a primeira-dama e vereadora Luzia Aprígio, além de Luiz Carlos e Vera Teruel da empresa Sukako, e da presidente da Cooper Zagati Luana de Oliveira.

“Quero aqui parabenizar a ação do vereador Carlinhos do Leme, autor da Lei de autoriza a criação do Ecoponto. Nós fomos eleitos para cuidar da cidade e principalmente das pessoas que habitam nela e estamos aqui para sempre ajudar a população em todas as áreas. Este Ecoponto é um lugar para o morador descartar entulho e outros resíduos de maneira correta e acessível, e aos poucos continuamos reconstruindo nosso município”, concluiu o prefeito Aprígio.

Os secretários Municipais Valdemar Aprígio (SEMA), Allan Mohamed (SGE), Arnoldo Landiva (SECOM), Dirce Takano (SEDUC), José Alberto Tarifa (SMS), José Vanderlei (SETRAM), Júnior Eckstein (SMAT), Mario de Freitas (SMG), Nílcio Regueira Dias (SDUHMA), Nil Félix (SEC), Wagner Eckstein (SAS), Olívio Nóbrega (SEMEL), Ricardo Rezende (SMO), a secretária executiva da Segurança Pública Eliana Gonçalves e o subsecretário da Defesa Civil Carlos Hueb, também estiveram presentes na entrega do novo equipamento.

O vereador Carlinhos do Leme que criou a lei para a criação do Ecoponto, também falou sobre a inauguração do local. “Algumas pessoas que fazem uma reforma em sua casa muitas vezes não tem dinheiro para contratar uma caçamba, e acabam dando um valor para uma pessoa descartar de maneira ilegal em algum terreno vazio. Então, criamos esta lei para ajudar a resolver esses problemas do município, e assim, em dentro de três a quatro anos teremos uma cidade mais limpa e bonita”, disse.

“É uma alegria enorme inaugurar o primeiro Ecoponto da nossa cidade, este equipamento irá receber os resíduos de construção civil e materiais volumosos, eles serão entregues de forma voluntária e gratuita, e assim minimizar o descarte irregular da cidade. Ressalto também que, para que nosso Ecoponto funcione bem, precisamos da colaboração de todos os moradores”, explicou o secretário de Serviços Urbanos e Manutenção, Valdemar Aprígio.

“Hoje é um marco para nossa cidade, estamos entregando mais uma obra do Governo da reconstrução. O prefeito Aprígio sempre me disse que o combate às enchentes em Taboão é uma prioridade da atual gestão, e uma das atitudes foi a limpeza dos córregos da cidade, e a segunda é a criação deste Ecoponto. Antes tínhamos entulhos por todos os lados, e mesmo assim falam como se a cidade estivesse mil maravilhas, quando na verdade a gestão passada não se importava com essas pautas. Hoje provamos ser diferentes”, afirmou o Deputado Estadual Dr. Eduardo Nóbrega.

“Quero parabenizar o prefeito Aprígio que está trabalhando diariamente pela nossa cidade, e o vereador Carlinhos do Leme que protocolou a lei para a criação deste local. O Ecoponto ajuda a resolver os problemas de descartes clandestinos, é um local acessível para se desfazer destes materiais”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, André Egydio.

“A Cooperativa CooperZagati já existe no Taboão há 12 anos, e está sendo uma honra participar desse momento que para nós é a realização de um sonho, por ter mais um espaço para nos ajudar. Agradeço ao prefeito Aprígio e aos secretários Municipais que sempre estão nos apoiando” agradeceu a presidente da Cooper Zagati, Luana de Oliveira.

O que pode ser entregue no Ecoponto:

– entulho e restos de reforma e construções;

– móveis e eletrodomésticos velhos;

– resíduos recicláveis, como papéis, vidros, plásticos e metal;

– óleo de cozinha.

O que não pode ser entregue:

– lixo doméstico, como resíduo úmido e resto de alimentos;

– medicamentos e resíduos de serviços de saúde;

– animais mortos;

– resíduos industriais, como óleo automotivo;

– pilhas e lâmpadas (devem ser entregues em supermercados para logística reversa).

Serviço

Novo Ecoponto de Taboão da Serra

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

– A partir de 03/04 funcionamento também aos sábados, domingo e feriados, das 8h às 20h.

Endereço: Rua José Milani, 275 – Jardim Irapuã (Em frente ao supermercado Kaçula)

Compartilhar: