O CONISUD finalizou no dia 13 de setembro, a etapa de treinamento para operação da usina móvel de RCC, obtida do Estado de São Paulo, com financiamento do FECOP.
A usina está na Estrada Balthazar Manoel, 300, bairro Potuverá, na cidade de Itapecerica da Serra e deve ir para São Lourenço no próximo mês e em seguida para as outras cidades do consorcio.
A empresa Urbsan é a responsável pela prestação dos serviços, vencedora da licitação do Conisud. A empresa processará os resíduos da construção civil (RCC), transformando-os em material que será utilizado em voçorocas, leitos de estrada de terra, entre outros.
A usina que foi uma conquista dos municípios que fazem parte do CONISUD, será operada em sistema de rodízio, entre os municípios de Itapecerica, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia, Embu das Artes e Embu Guaçu.
Segundo a secretária executiva do CONISUD, Sra. Brígida Sacramento, a usina vai reciclar os restos resíduos da construção civil. “Vamos transformar os resíduos em algo que de para utilizar em calçamentos, melhorias das ruas de terra, etc. É o CONISUD trabalhando na região pela melhoria do meio ambiente, com sustentabilidade”, finalizou a Secretária Brígida.
Hoje fazem parte do CONISUD, o Prefeito de Juquitiba, Ayres Scorssato (Presidente), Prefeito de Embu Guaçu, José Antônio, Prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, Prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, Prefeito de Cotia, Rogerio Franco, Prefeito de São Lourenço da Serra, Felipe Gefferson Seme Amed, Prefeito de Itapecerica da Serra, Nakano e Prefeito de Taboão da Serra Aprígio.