CARRETA DO POUPATEMPO RETORNA A SÃO LOURENÇO DA SERRA NESTA SEMANA

Unidade móvel oferece serviços presenciais à população entre os dias 15 e 20 de junho, com atendimento por ordem de chegada Assessoria de Comunicação – Prodesp Moradores de São Lourenço da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, recebem, ao longo desta semana, atendimento presencial da carreta do Poupatempo. A unidade está instalada na Praça 10 de Agosto, 305, no Centro. Entre os dias 15 e 19 de junho, o atendimento acontece das 9h às 17h; no sábado, 20 de junho, das 9h às 13h. Os serviços serão realizados por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Nesses dias, é possível solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN), acessar serviços do Detran-SP e obter orientações sobre os canais digitais do programa. As carretas do Poupatempo Móvel já realizaram mais de 60 mil atendimentos em diferentes regiões do estado. O Poupatempo reúne mais de 4 mil serviços, sendo cerca de 3,5 mil digitais, disponíveis pelo portal, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento e WhatsApp (11) 95220-2974. O programa é administrado pela Prodesp, vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
JANTAR INESQUECÍVEL DO DIA DOS NAMORADOS NA CHURRASCARIA CAMINHO DO SUL

A noite do dia 12 de junho, vai começar com muita ternura na Churrascaria Caminho do Sul, localizada na Rodovia Regis Bittencourt, km 297, no bairro Potuvera na cidade de Itapecerica da Serra. Em um espaço amplo e aconchegante, a organização promete um jantar marcante para os casais apaixonados. Entre os pratos que estarão à disposição dos casais esta: * Borda Infinita de Sushi Dubai; * Massas preparadas na hora; * Saladas Especiais; * Tábuas Diversas e Antepastos Especiais; * Buffet com diversas opções; * Churrasco Premium no Espeto; * Vinhos Selecionados. Para embalar os casais, musica ao vivo, trará o clima romantico para o ambiente. Cada casal presente receberá um numero para participar de um sorteio de 1 rodizio por mês, durante 12 meses. Serão 2 sorteios, sendo 1 para cada casal sorteado. “Faremos de tudo para proporcionar uma noite inesquecível, para celebrar o amor com sabor e sofisticação. Será mais que um jantar, será uma experiencia para os apaixonados. Faça a sua reserva e não perca este momento mágico”, convidou Antônio Brasa. Serviços: Churrascaria Caminho do Sul Rodovia Regis Bittencourt, km 297 Potuvera – Itapecerica da Serra – SP. Telefone: (11) 9 3458-4101
POLÍCIA DE SP APREENDE MAIS DE 50 MIL FIGURINHAS E ÁLBUNS FALSIFICADOS DA COPA DO MUNDO

Ação contra a pirataria também recolheu mais de mil camisetas esportivas; quatro pessoas vão responder por crime contra a propriedade industrial Agência SP A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta terça-feira (9) uma operação contra a falsificação de figurinhas, álbuns e material esportivo relacionados à Copa do Mundo de 2026. A ação, realizada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), ocorreu em centros de comércio popular localizados nos bairros do Brás e do Canindé, no centro de São Paulo. Coordenada pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG), especializada no combate à pirataria, a operação resultou na apreensão de 50 mil figurinhas, mil álbuns e 1.039 camisetas da seleção brasileira. LEIA TAMBÉM: Procon-SP registra aumento de 220% em reclamações relacionadas ao álbum da Copa; descubra principais problemas As fiscalizações ocorreram em estabelecimentos localizados na avenida Rangel Pestana, no Brás, e nas ruas Vautier e Alexandrino Pedroso, no Canindé. Quatro pessoas flagradas nos locais vão responder por crime contra a propriedade industrial. Todo o material apreendido será submetido à perícia. Aumento das fiscalizações As equipes intensificaram o combate à comercialização de produtos pirateados em razão da proximidade do início da Copa do Mundo, período em que aumenta a procura por itens ligados à competição esportiva. Em 28 de maio, os agentes do Deic apreenderam cerca de 85 mil álbuns e figurinhas da Copa, além de duas mil camisas de seleções falsificadas em lojas no centro da capital. Na ocasião, cinco pessoas foram presas em flagrante com base na Lei Geral do Esporte. Cuidado na hora das compras O delegado titular da 1ª DIG, Wagner Carrasco, alerta o consumidor sobre os cuidados necessários ao adquirir esses tipos de produtos. “É importante verificar a qualidade do item, a procedência e a confiabilidade do estabelecimento onde ele está sendo comercializado, além de observar possíveis disparidades de preço. Quando o valor é muito inferior ao praticado no mercado, há indícios de que se trata de um produto falsificado”, explica o delegado. Recomendações antes da compra O Procon-SP também acompanha a comercialização de produtos relacionados à Copa do Mundo 2026. Para reduzir os riscos de prejuízos, o Procon-SP orienta que os consumidores adotem algumas medidas preventivas: verificar a reputação da empresa ou vendedor antes de efetuar o pagamento; conferir se o fornecedor disponibiliza informações de identificação e canais de atendimento; evitar negociações realizadas exclusivamente por aplicativos de mensagens sem garantias de segurança; desconfiar de promoções com valores muito inferiores aos praticados pelo mercado; guardar comprovantes, anúncios e demais registros da negociação; observar as condições de troca, devolução e prazo de entrega informadas pelo fornecedor. No caso específico de figurinhas, álbuns e demais itens colecionáveis, o órgão recomenda atenção redobrada quanto à origem dos produtos e à confiabilidade do vendedor. Consumidores que tiverem seus direitos desrespeitados podem buscar orientação e registrar reclamações pelos canais oficiais de atendimento do Procon-SP.
TABOÃO DA SERRA ENCERROU CAMPANHA MAIO LARANJA COM TEATRO NO CEMUR

Espetáculo tratou de forma lúdica a conscientização e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Por Vera Sampaio/Fotos: Antônia Alves e Jefferson Alves/Secom-TS A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Taboão da Serra, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu um teatro para o encerramento da campanha Maio Laranja. A iniciativa teve como objetivo tratar de forma lúdica e sensível o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e foi realizada no dia 28 de maio, no Cemur. Na ocasião, a SAS reuniu cerca de 300 jovens para acompanhar a apresentação Figazza Show, com a palhaça argentina Painé Santamaria. O espetáculo que une malabarismo, música e humor encantou as crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Prefeitura e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras, além de jovens do Centro de Reabilitação Social (CRS). O secretário de Assistência Social, Jefferson Alves da Silva, destacou a iniciativa. “Escolhemos encerrar essa mobilização com uma atividade lúdica porque acreditamos que o cuidado, o acolhimento e a informação também podem ser transmitidos de forma leve e acessível”, disse. “Combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente é uma responsabilidade de todos nós e denunciar é um ato de proteção e amor”, afirmou. Maio Laranja Ao longo do mês, a SAS, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou ações de prevenção e conscientização ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com faixas e distribuição de material informativo, a Secretaria de Assistência Social reforçou que toda criança e adolescente tem o direito ao desenvolvimento seguro, protegido e livre do abuso e da exploração sexual. Além disso, a iniciativa recordou que a proteção dos jovens é compromisso que deve ser assumido por toda a sociedade. Faça Bonito – Denuncie Caso você conheça alguma criança ou adolescente que está passando por situação de abuso ou violência sexual, denuncie: 100 – Direitos Humanos 153 – Guarda Civil Municipal (GCM) 190 – Polícia Militar
CORPUS CHRISTI REÚNE FÉ, TRADIÇÃO E MILHARES DE FIÉIS EM ITAPECERICA DA SERRA

Depto. de Comunicação da PMIS A tradicional Festa de Corpus Christi de Itapecerica da Serra marcou mais uma vez as celebrações religiosas no Centro Histórico da cidade, reunindo fé, devoção e uma tradição que há mais de 50 anos emociona moradores e visitantes. Desde as primeiras horas da manhã, fiéis do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia enfeitaram as ruas do centro com os tradicionais tapetes coloridos, confeccionados com serragem colorida, dolomita colorida e materiais da Mata Atlântica, formando verdadeiras obras de arte que expressam a fé do povo itapecericano. A festa é realizada pelo Santuário e conta com o apoio da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio das Secretarias de Turismo, Serviços Urbanos e Trânsito, além da Autarquia Municipal de Saúde. O ponto alto da programação foi a celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Alberto Gambarini e concelebrada pelos Padres Alexandre Matias e Lucas, seguida pela tradicional procissão sobre os tapetes, reunindo milhares de fiéis em um momento de profunda espiritualidade. Durante o evento, o vice-prefeito Allan Dias prestigiou a celebração e destacou a importância da festividade para o município. “Essa tradicional manifestação da fé itapecericana fortalece nossa espiritualidade e também contribui para o desenvolvimento do turismo e do comércio local”, afirmou. Cerca de 6 mil pessoas passaram pelo Centro Histórico para visitar os tapetes, participar da Santa Missa e acompanhar a procissão. Também estiveram presentes na celebração o vereador Daniel Belchior, o diretor de Turismo Kinho Brito, representando o secretário de Turismo Fábio Fachin, e o assessor de gabinete Joaquim Neto, representando o prefeito Ramon Corsini. Mais do que uma celebração religiosa, a Festa de Corpus Christi reafirma a identidade cultural e espiritual de Itapecerica da Serra, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações e fortalece os laços de fé e comunidade.
COTIA ENTRA NO CLIMA DOS “ARRAIÁS” E CELEBRA A TRADIÇÃO JUNINA

Secom-Cotia/Foto: Juliano Barbosa Junho chegou trazendo consigo o cheiro de milho cozido, o som das quadrilhas e o clima acolhedor das tradicionais festas juninas, uma das maiores e mais populares manifestações culturais do Brasil. Celebradas em homenagem aos santos católicos Santo Antônio, São João e São Pedro, as festividades unem religiosidade, cultura e confraternização, atraindo pessoas de todas as idades. As festas são marcadas por elementos que atravessam gerações, como as danças típicas, especialmente a quadrilha, os trajes caipiras, as fogueiras e uma culinária que tem no milho o seu grande protagonista. Canjica, pipoca, curau, bolo de milho, pamonha e tantas outras delícias fazem parte da experiência que transforma os arraiás em verdadeiros pontos de encontro das comunidades. Em Cotia, a tradição segue firme e movimenta diferentes regiões da cidade durante todo o mês de junho. Em alguns locais, a programação se estende até julho e, em certos casos, até agosto. Afinal, quando o assunto é festa junina, a regra parece ser simples: enquanto houver sanfona, bandeirinhas e vontade de celebrar, o arraiá continua. Entre os eventos mais tradicionais está a Festa de Santo Antônio da Granja Viana, realizada há 67 anos. A programação começou no dia 6 de junho e segue durante todos os finais de semana do mês, reunindo moradores e visitantes em uma celebração que já faz parte da história da cidade. Além dela, diversas comunidades, paróquias, escolas e entidades promovem suas próprias festas, espalhando o clima junino por diferentes bairros de Cotia. Confira a programação AQUI, escolha seu traje caipira, prepare o chapéu de palha e reúna a família para aproveitar uma das épocas mais animadas do ano. Caso a festa da sua comunidade não esteja nesta relação, entre em contato com a Secretaria de Turismo pelo e-mail turismo@cotia.sp.gov.br, aos cuidados de Venicius Mendes, para inclusão na programação.
NOVA UBS VILA EM SÃO LOURENÇO DA SERRA TERÁ INVESTIMENTO DE R$ 2,178 MILHÕES E AMPLIARÁ O ACESSO À SAÚDE DA POPULAÇÃO

Thais Ribeiro A população será beneficiada com a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS Vila), uma importante obra que fortalecerá a rede municipal de atenção primária e ampliará o acesso dos munícipes aos serviços de saúde. Com investimento de R$ 2.178.000,00, a nova unidade foi planejada para oferecer mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento aos usuários. A obra conta com o apoio do deputado Alfredinho, responsável por apadrinhar o projeto e contribuir para a viabilização dos recursos destinados à construção da nova unidade na cidade. O prazo previsto para execução é de 10 meses, período em que serão realizadas todas as etapas necessárias para a entrega de uma estrutura moderna e adequada às necessidades da população. “A nova UBS representa mais um avanço para a saúde pública municipal, reforçando o compromisso da administração com a ampliação dos serviços essenciais e a promoção do bem-estar da comunidade. Após concluída, a unidade contribuirá para desafogar a demanda em outras estruturas de saúde e aproximará os atendimentos dos moradores de nossa cidade”, declarou o prefeito Felipe Seme Amed.
PRIMEIRA CONFERÊNCIA SETORIAL E TERRITORIAL DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA REÚNE REPRESENTANTES DA REGIÃO EM JUQUITIBA

Pedro Gollong A Prefeitura de Juquitiba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria de Turismo e Eventos, realizou a 1ª Conferência Setorial e Territorial do Plano Municipal de Cultura (PMC), um importante marco para o fortalecimento das políticas públicas culturais do município. O encontro reuniu representantes do poder público, conselheiros, artistas, agentes culturais e autoridades de cidades da região, promovendo um amplo debate sobre o desenvolvimento cultural local e regional. A conferência teve como objetivo ouvir a população, os trabalhadores da cultura e os diversos segmentos artísticos para a construção de diretrizes que irão compor o Plano Municipal de Cultura, documento estratégico responsável por orientar as ações culturais do município pelos próximos anos. Representando o Executivo Municipal, estiveram presentes Belo Ademir Soares, assessor do prefeito Willians Soares, além das secretárias municipais Cida Nunes, da Educação e Cultura, e Patrícia, de Turismo e Eventos. O evento também contou com a participação de Alessandro Azevedo, coordenador do Ministério da Cultura em São Paulo, que destacou a importância da elaboração dos planos municipais para o fortalecimento das políticas culturais em âmbito nacional. Durante a programação, participaram ainda Ivanil Nunes, diretor de Cultura de Juquitiba; Wladi, secretário adjunto de Cultura de São Lourenço da Serra; Sadi Vargas, chefe de Gabinete de Cultura e Governo de Cotia; Fabiana Balan e Pamela, conselheiras de Cultura; Douglas Alves, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT); Ruthinaldo Bastos, secretário de Cultura de Itanhaém; e Sandra Batista, representante das áreas de Educação e Cultura do município de Pedro de Toledo. A conferência também contou com a presença do violeiro Júlio José Junior, representante da cultura popular e das tradições da viola caipira, enriquecendo as discussões sobre a valorização das manifestações culturais e da identidade regional. Ao longo do encontro, foram debatidos temas relacionados à preservação do patrimônio cultural, incentivo à produção artística, democratização do acesso à cultura, formação cultural e fortalecimento dos mecanismos de participação social. As contribuições apresentadas pelos participantes servirão como base para a elaboração das metas e ações que integrarão o Plano Municipal de Cultura. A realização da primeira conferência representa um passo importante para consolidar uma política cultural participativa em Juquitiba, fortalecendo o diálogo entre o poder público e a sociedade civil. O evento reafirma o compromisso da administração municipal com a valorização da cultura como instrumento de desenvolvimento social, econômico e de preservação da identidade local. Com a participação de representantes de diferentes municípios e esferas governamentais, a conferência evidenciou a importância da integração regional na construção de políticas públicas capazes de promover o acesso à cultura, estimular a produção artística e garantir o reconhecimento da diversidade cultural presente no território.
RODEIO DE EMBU-GUAÇU É CANCELADO DIAS ANTES DA ABERTURA E LEVANTA QUESTIONAMENTOS SOBRE ORGANIZADORA

Evento seria realizado entre os dias 3 e 7 de junho; cancelamento ocorre após outros rodeios promovidos pela mesma empresa enfrentarem problemas em diferentes cidades O Embu-Guaçu Rodeio Fest, que estava previsto para acontecer entre os dias 3 e 7 de junho, foi cancelado a poucos dias da abertura oficial. O anúncio surpreendeu moradores, comerciantes e fãs do evento, que aguardavam uma das principais festas do calendário local. Em nota divulgada pela organização e confirmada pelo prefeito Francisco José do Nascimento, o Neguinho, o cancelamento foi tratado oficialmente como um adiamento. Segundo a versão apresentada, a realização da festa teria sido inviabilizada pela falta de alguns documentos e autorizações que não foram obtidos dentro do prazo necessário. A organização informou ainda que os ingressos adquiridos antecipadamente serão reembolsados aos compradores. No entanto, nos bastidores, diferentes versões sobre os motivos do cancelamento começaram a circular na cidade. Entre elas, estão questionamentos relacionados ao cumprimento de exigências previstas na Portaria nº 01/2016 do Poder Judiciário, que regulamenta a realização de eventos de grande porte no município. Também circulou uma mensagem atribuída a uma pessoa ligada à organização do evento, na qual o cancelamento teria sido associado à falta de apoio institucional e ao descumprimento de compromissos que, segundo o relato, teriam sido previamente alinhados para a realização da festa. Segunda polêmica envolvendo rodeios da mesma organizadora O caso de Embu-Guaçu ocorre poucos dias após o adiamento dos shows que encerrariam o Vargem Grande Rodeio Fest, em Vargem Grande Paulista. Na ocasião, a organização informou oficialmente que as apresentações de Simone Mendes e Natanzinho Lima foram adiadas em razão das condições climáticas previstas para o final de semana. A decisão gerou repercussão e levantou discussões sobre o planejamento operacional do evento, já que os cancelamentos ocorreram próximo às datas dos shows. Além disso, o setor de eventos acompanha com atenção outros episódios recentes envolvendo festas organizadas ou anunciadas pela mesma promotora. Rio Pardo Rodeio Fest também foi cancelado Outro caso que ganhou repercussão ocorreu em São José do Rio Pardo. O Rio Pardo Rodeio Fest, que prometia grandes atrações nacionais e entrada gratuita para o público na pista, acabou cancelado antes de sua realização. Em comunicado oficial, a empresa responsável informou que a decisão foi motivada por inviabilidade comercial e operacional, citando principalmente a baixa adesão de patrocinadores e a dificuldade de viabilizar financeiramente o evento. A programação previa apresentações de artistas como Simone Mendes, Bruno & Marrone, Natanzinho Lima e Ana Castela. A Prefeitura de São José do Rio Pardo informou que não realizou investimento direto no evento, atuando apenas como apoiadora institucional. Expectativa por esclarecimentos Com dois cancelamentos e um adiamento envolvendo grandes rodeios em um curto período, cresce a expectativa por esclarecimentos mais detalhados sobre os fatores que levaram às mudanças na programação dos eventos. Até o momento, a organização do Embu-Guaçu Rodeio Fest não divulgou uma nova data para realização da festa. Moradores, comerciantes e fãs aguardam informações oficiais sobre a possibilidade de remarcação e sobre os procedimentos para restituição dos valores pagos pelos ingressos.
ALUNOS DE ODONTOLOGIA DA UNIFECAF PARTICIPAM DA CERIMÔNIA DO JALECO

Na manhã do dia 30 de maio, foi realizado a Cerimônia do Jaleco, da turma de odontologia. A cerimônia foi dividida em duas etapas, os alunos do 1º ano do período da manhã e noite, foram os primeiros a participar no horário das 9 as 11h, já as demais turmas do 2º, 3º e 4º começaram a cerimônia as 11h30. O professor Marcelo Alexandre Carvalho, ficou responsável pelo cerimonial, apoiado pelos professores Glauber Caitano Freire, Giovanna Caroline Sant’Anna, Mylena de Araujo Regis, Denise Rabelo Maciel e Lucas Daylor Aguiar da Silva, já o hino nacional foi interpretado pela cantora Luiza Martins. Um a um, os alunos e alunas foram chamados ao palco acompanhado de seu padrinho ou madrinha que colocou o jaleco em seus afilhados, após a cerimônia foi feito o juramento e compromisso da profissão. Segundo um dos familiares presente, a emoção é muito grande. “Ver um filho, uma filha, um irmão, uma irmã, uma esposa ou esposo receber o jaleco é sinal que estão no caminho certo, sabemos que não é fácil, mas sabemos que no futuro serão recompensados”, falou A participação dos familiares nas atividades dos alunos é importante e incentivo para continuar o caminho escolhido, falou um avô bem emocionado.

