Com objetivo de intensificar ainda mais o combate ao crime em Taboão da Serra, o prefeito Aprígio avança na política de Segurança Pública e irá equipar o município com 342 câmeras de vigilância, sendo 50 de reconhecimento de placas de veículos, 25 centrais de alarmes com sensores e 10 estações (tótens) de alarme de pânico
O governo Aprígio contratou uma empresa para o fornecimento de equipamentos de segurança eletrônica, o que resultará em 342 novas câmeras de vigilância instaladas no município, uma média de 4 por região. Deste total, 50 serão destinadas para reconhecimento de placas de veículos (LPR), que tem como objetivo coleta de placas veiculares e vinculação aos sistemas de segurança pública Estadual e Federal, e as demais servirão para o monitoramento de diversas regiões da cidade.
Parte das imagens de vigilância coletadas serão enviadas para o Taboão Tá On, programa que fornece Wi-Fi gratuito e permite aos munícipes assistirem as imagens de monitoramento de diversas regiões.
Ao todo, existirão 5 tipos de equipamentos de vigilância espalhados pela cidade.
Serão instaladas também mais de 25 centrais de alarme com sensores em 16 áreas como UBSs, secretarias, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Clínica DST/AIDS e Hepatites Virais, CRAS e CREAS, PAD (Programa de Atendimento Domiciliar), Coordenadoria dos Direitos da Mulher, SAICA (Serviços de Acompanhamento para Crianças e Adolescentes), Conselho Tutelar, Alô Doutor, Atende Centro/ Atende Pirajuçara / Saúde-Regulação, Ouvidoria Geral do Município, Escola de Informática, Escola Municipal de Gastronomia, Centro Esporte e Cultura, Anexo Fiscal e na Zoonoses, com a finalidade de garantir segurança dos próprios municipais, evitar furtos e vandalismo.
Além disso, o município contará com 10 estações de alarme de pânico (totens), que possuem câmera e áudio bidirecional.
Essa tecnologia permite a comunicação com um operador ou central de monitoramento durante situações de emergência.
A primeira região da cidade que deve receber o totem de monitoramento será o Pirajuçara.
A nova Central de Videomonitoramento será composta por quatro estações de trabalho, divididas em duas mesas operacionais específicas para o monitoramento das imagens, atendimento de ocorrências e despacho de viaturas.
O prefeito Aprígio afirmou que, com a implementação dessa nova rede de vigilância. “Taboão da Serra avança contra o crime! Nosso compromisso é criar um ambiente mais seguro e acolhedor, onde a tecnologia se alie à prevenção e combate aos criminosos. Nossa expectativa é que essas medidas tornem Taboão da Serra um exemplo em segurança e inovação para outras cidades da região”.
Além disso, Aprígio destacou a chegada de uma nova frota de veículos e motocicletas para reforçar a atuação da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra, totalizando 37 veículos, sendo 21 motocicletas para a ronda motorizada, e 16 carros, para os demais atendimentos, proporcionando mais agilidade e eficiência nas operações de segurança da cidade.